#6 ENTREVISTA PASTÉIS > SARA MENDONÇA

A convidada desta semana da rúbrica ENTREVISTA PASTÉIS é Sara Mendonça, atleta de 17 anos que já está na AD Pastéis à 4 anos e que como a própria reconhece já é uma jogadora da "casa". Desde a sua chegada ao clube com 13 anos, Sara subiu da equipa de formação à equipa sénior, chegou a capitã das seniores, já integrou treinos da seleção distrital e venceu o prémio revelação na Gala Pastéis D'Ouro, estando muito próxima de alcançar a marca de 50 jogos oficiais pelo clube (a primeira a alcançar tal feito!). Nas próximas linhas fica a conhecer uma das jogadoras "made in Pastéis"...

 

ENTREVISTA

 

Site AD Pastéis - Olá Sara! Bem vinda à rubrica ENTREVISTA PASTÉIS. A Sara é uma das jogadoras mais antigas do plantel mas... ainda tem apenas 17 anos. Quem é a jogadora Sara Mendonça?

Sara Mendonça - Sou uma jogadora lutadora e que quer sempre mais. Comecei por jogar com amigos mas rapidamente percebi que queria mais, joguei numa equipa só com rapazes e depois vi o anúncio da criação de uma equipa feminina na AD Pastéis e decidi experimentar. Começei pela formação e depois... deram-me a oportunidade de subir à equipa sénior e pronto aqui estou eu na 4 época ao serviço do clube. 

 

Site AD Pastéis - Ainda se lembra dos primeiros treinos na AD Pastéis quando chegou ao clube com apenas 13 anos? Como foi chegar para integrar uma equipa de formação e passado 2 meses já jogava com jogadoras 10, 15 e até 20 anos mais velhas?

Sara Mendonça - Os primeiros treinos foram desafiantes, deixei de jogar só com rapazes e passei a jogar com raparigas. Ao longo do tempo fui-me adaptando, agradeço imenso por me terem dado a oportunidade de jogar nas seniores, isso acabou por me mostrar o lado bom e mau do futebol e trouxe-me muitas experiências valiosas para o futebol mas também para a vida.

 

Site AD Pastéis - Sendo a jogadora mais nova do plantel, a Sara já acumula alguma experiência, sendo inclusive uma das capitãs e a jogadora com mais jogos oficiais pela AD Pastéis. Já se sente uma referência do clube? 

Sara Mendonça - Sinto que já sou considerada “da casa” e que me reconhecem por isso, posso dizer que jogo por amor ao futebol e ao clube.

 

Site AD Pastéis - A sua integração nos treinos da Formação (equipa sub19), tal como a Iara, Pipa e Maria, podem significar para muitos uma despromoção, mas eu vejo a Sara e as outras atletas na mesma situação motivadas para ganhar todos os duelos, todas as bolas, todos os jogos. Considera importante para as mais novas a verem ali a treinar junto delas para se motivarem a fazer um percurso semelhante? 

Sara Mendonça - É sempre importante ter uma “voz da experiência” na equipa para além dos treinadores, penso que as mais novas ao treinarem comigo acreditam que, se se esforçarem, conseguem chegar onde eu cheguei e serem felizes. É isso que tento passar sempre que estou nas sub-19.

 

Site AD Pastéis - Como têm corrido este início de época? 

Sara Mendonça - No início da época existiram algumas mudanças mas agora está tudo encaminhado e a correr pelo melhor.

 

Site AD Pastéis - Em relação ao próximo jogo para a Taça, o que podemos esperar do jogo e da equipa?

Sara Mendonça - A equipa está motivada para vencer esta eliminatória. Acredito que não vai ser um jogo fácil, no entanto vamos dar tudo em campo para tentar alcançar o nosso objetivo. 

 

Site AD Pastéis - Quais as expectativas e objectivos para esta época ao serviço do clube, tanto a nível colectivo como individual? 

Sara Mendonça - Coletivamente, o objetivo é sermos campeãs da 3 divisão nacional e chegarmos o mais longe que conseguirmos na taça. Individualmente, pretendo continuar a evoluir a cada dia que passa e ajudar a equipa a alcançar os objetivos.

 

Site AD Pastéis - Vamos terminar esta entrevista pedindo à Sara que deixe uma mensagem aos sócios e adeptos...

Sara Mendonça - Primeiro, queria agradecer todo o apoio incansável que nos têm dado em todos os jogos! Da equipa podem esperar a máxima dedicação e entrega para alcançarmos os nossos objetivos e dar alegria à família pastéis!

 

Obrigado pela participação, foi um prazer estares aqui nesta entrevista. Bom jogo e boa época, Sara!

 

(Entrevista conduzida por Tiago Sobral responsável pelo Dep. Comunicação, Marketing e Eventos)

Um website emjogo.pt