Nesta página poderá encontrar informações úteis sobre a ética no desporto:

 

PLANO NACIONAL DE ÉTICA NO DESPORTO

A Escola de Futebol da AD PASTÉIS DA BOLA é uma Entidade certificada com a Bandeira da Ética por parte do Instituto Português do Desporto e Juventude/ Plano Nacional de Ética no Desporto (https://bandeiradaetica.ipdj.gov.pt/) integrando uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.

Bandeira da Ética, implementada e operacionalizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) certifica iniciativas, projetos ou entidades que se destaquem na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva. Para conhecer as iniciativas do PNED bem como outras informações: http://www.pned.pt/

 


 

PLATAFORMA DE DENÚNCIA DA FPF

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem no seu website uma Plataforma de Denúncia para casos de match-fixing, manifestações antidesportivas, corrupção, entre outros. Nesta plataforma poderá ser encontra um código de conduta que estabelece os princípios que devem orientar as instituições e os agentes desportivos no combate ao fenómenos dos resultados combinadoas associado às apostas desportivas.

Para mais informações consultar https://integridade.fpf.pt/

 


 

AUTORIDADE ANTIDOPAGEM DE PORTUGAL (ADoP)

 

A ADoP é uma organização nacional com funções no controlo e na luta contra a dopagem no desporto, nomeadamente enquanto entidade responsável pela adoção de regras com vista a desencadear, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.

Exerce as suas competências no território nacional e, sempre que solicitados pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) ou federações internacionais, no estrangeiro. Colaboram com os organismos nacionais e internacionais com responsabilidade na luta contra a dopagem no desporto. Para saber mais, procura em https://adop.pt 

 


 

CAMPANHA VIOLÊNCIA ZERO

“Violência Zero” é o nome da campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto, que arrancou no dia 17 de abril de 2019 e que visa sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, como a cooperação, o respeito, a solidariedade, o fair play e a tolerância.

A campanha #ViolênciaZero pretende envolver toda a sociedade civil e no seu arranque contou logo com o apoio de dezenas de figuras públicas, de vários setores da sociedade, lista essa que tem vindo a crescer. Desde campeões, medalhados e atletas olímpicos e paralímpicos, a futebolistas, árbitros, dirigentes desportivos, e até comentadores, jornalistas, apresentadores, atores, cantores e escritores.

Combate à violência no desporto

Esta medida de prevenção enquadra-se numa das prioridades do Programa do XXI Governo Constitucional: a intervenção sobre os fenómenos de violência associados aos eventos desportivos, com especial incidência na dissuasão das manifestações de racismo, de xenofobia e de intolerância.

Acontecimentos menos positivos relacionados com o desporto e o número significativo de autos de notícia levantados no âmbito da Lei n.º 39/2009, de 30 de julho, tornaram imperativa a necessidade de reforçar a eficácia, eficiência e celeridade dos processos associados a estes fenómenos, bem como de promover outras medidas, nomeadamente de caráter preventivo, com vista a garantir uma melhoria na segurança dos eventos desportivos.

A campanha “Violência Zero” nasce com este enquadramento, após se proceder a uma avaliação profunda sobre a matéria e depois de o Governo criar a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), garantindo melhores condições de funcionamento e especialização à Administração Pública, no âmbito destas tão relevantes matérias.

Para mais informações consultar https://www.violenciazero.gov.pt/pt

 

Um website emjogo.pt