#10 ENTREVISTA PASTÉIS > BEATRIZ SANTOS
10 de Dezembro de 2022 em ENTREVISTAS

Na rúbrica Entrevista Pastéis desta semana, a nossa convidada é a Beatriz Santos, média ofensiva que fez formação no futsal do SL Benfica mas é no futebol 11 onde se quer impor. Ao longo da entrevista Beatriz falou-nos dos primeiros tempos de AD Pastéis, do próximo jogo e do objectivos pessoais e da equipa para esta época.
ENTREVISTA
Site AD Pastéis - Olá Beatriz! Bem vinda à rubrica ENTREVISTA PASTÉIS. Para quem ainda não a conhece tão bem, quem é a Beatriz Santos enquanto jogadora?
Beatriz Santos - Comecei a jogar futsal federado com 11 anos, numa equipa senior, chamada Núcleo Chasa, em Alverca. No final dessa 1a época, o treinador da equipa foi treinar as seniores do Benfica e levou-me para as juvenis/juniores. Até aos 17 anos joguei no Benfica, altura em que fui estudar para fora. Na Dinamarca treinei uns meses futebol, mas por lesão, tive de parar. Quando regressei a Portugal, depois de recuperar a uma operação ao joelho, fui jogar para o Palmelense, embora não tenho chegado a fazer uma época completa no clube.
Relativamente às minhas características enquanto jogadora, penso que tenho qualidade técnica, talvez por ter jogado alguns anos futsal.
Site AD Pastéis - A Beatriz veio do Futsal, como tem sido a adaptação ao futebol de 11?
Beatriz Santos - Em termos táticos e de posicionamento no campo, sinto que ainda tenho algumas dificuldades, especialmente, porque jogo no meio-campo. No futsal todas as jogadoras acabam por fazer um pouco de todas as posições, enquanto que no futebol não é bem assim. Também jogar 70, 80, 90 minutos, por vezes, à chuva ou com vento, é algo que ainda me estou a habituar.
Site AD Pastéis - Quais as grandes diferenças entre futsal e o futebol feminino na sua opinião?
Beatriz Santos - Há algum tempo que não vivo de perto a realidade do futsal feminino, mas aquilo que me parece é que o futebol está mais “profissionalizado”, se compararmos a 1a divisão de futebol (liga BPI) com a 1a divisão de futsal (liga Placard). O número de jogadoras profissionais na Liga BPI é muito superior ao número de jogadoras profissionais no futsal, e isso reflete-se na diferença de competitividade que se verifica nos dois campeonatos.
Site AD Pastéis - O que levou a Beatriz a aceitar o projecto AD Pastéis?
Beatriz Santos - Não estava a planear voltar a jogar, mas há algum tempo que o mister Ademar falava comigo sobre treinar com ele. O projeto que me apresentou pareceu-me interessante, tendo em conta que a equipa iria começar quase do zero, na 3a divisão, o que me pareceu ideal para me adaptar melhor ao futebol. Fiz alguns treinos e decidi assinar, porque gostei do ambiente e das ambições, quer da equipa técnica, quer das minhas colegas de equipa, que embora novas, tinham já bastante experiência no futebol.
Site AD Pastéis - Como têm corrido este início de época?
Beatriz Santos - O balanço é muito bom. No campeonato estamos invictas, com muitos golos marcados e poucos sofridos. Em relação à taça de portugal, caímos na eliminatória passada, mas num jogo frente a uma equipa da liga BPI, com jogadoras profissionais e, por esse motivo, o afastamento nesta competição não nos surpreendeu.
Site AD Pastéis - Em relação ao próximo jogo frente ao Montijo (equipa que vencemos por 4-0 na primeira volta) o que podemos esperar do jogo e da nossa equipa?
Beatriz Santos - Na primeira volta, o jogo contra o Montijo foi dos jogos mais complicados que tivemos, principalmente porque o adversário jogou com as linhas subidas. Embora o resultado tenha sido bastante positivo (vitória por 4-0) para nós, não foi tão fácil como pareceu. Para domingo, claro que temos a motivação extra de podermos carimbar já a passagem à próxima fase, que é um dos objetivos da equipa, por isso vamos jogar para ganhar, como jogamos em todos os jogos, independentemente do adversário.
Site AD Pastéis - Quais as expectativas e objectivos para esta época ao serviço do clube em termos individuais?
Beatriz Santos - Evoluir enquanto jogadora, ajudando a equipa em todos os jogos
Site AD Pastéis - E a nível colectivo, quais os objectivos para a está época?
Beatriz Santos - Sermos campeãs da III Divisão.
Site AD Pastéis - Vamos terminar esta entrevista pedindo à Beatriz que deixe uma mensagem aos sócios e adeptos...
Beatriz Santos - Que continuem a comparecer em todos os jogos, quer sejam em casa, quer sejam fora, pois o apoio deles é fundamental
Site AD Pastéis - Obrigado pela participação, foi um prazer. Bom jogo e boa época!
(Entrevista conduzida por Tiago Sobral responsável pelo Dep. Comunicação, Marketing e Eventos)